Página Inicial


PET'S SHOP
FAÇA SUA LOJA
PET ID
ADOTE UM PET
ACHADOS  PERDIDOS
PET MATRIMONIAL
PET TRAVEL
EVENTOS
CLUBE PETFRIENDS
PET'S E FAMOSOS
EXÓTICOS CURIOSOS
CONTOS  HISTORIAS
OPINIÕES PET'S
CAMPEÕES 
TV PET FRIENDS
ENCONTROS
ASTROLOGIA
CONSULTA ON-LINE
MUNDO VETERINÁRIO
FÓRUM
ONDE ESTAMOS
CHAT VET
FAÇA SEU SITE
CÃES
GATOS
PEIXES
AVES
RÉPTEIS
OUTROS
POSTAIS ON-LINE
JOGOS
PET'S FAMOSOS
PARA COLORIR
                        

Animais do Passado

Fabiana Matos

O mundo animal é muito extenso. São diversas espécies existentes em nosso planeta. A quantidade delas é tão grande que a ciência ainda não conseguiu cadastrar todas. Mas, ao longo dos milhões de anos do planeta Terra muitos animais passaram por aqui e fizeram sua história.

A extinção de espécies vem acontecendo há muitos anos, desde os períodos mais remotos. Isso aconteceu por exemplo com os dinossauros. Bom, você deve estar perguntando o motivo de estarmos falando de dinossauros. A resposta é simples. Nosso site tem como objetivo principal passar informação sobre o mundo animal para aqueles que admiram e se interessam por esse mundo. Assim, nada mais justo do que falarmos sobre os primeiros animais que habitaram o nosso planeta.

Por mais de 150 milhões de anos eles foram os donos da Terra. Suas proporções eram gigantescas, principalmente se comparadas aos animais que atualmente conhecemos. Esses grandiosos animais, tinham na sua maioria o corpo coberto de escamas, mas eram bem diferentes dos répteis atuais. Alguns dinossauros caminhavam em posição ereta.

Houve tempo em que a humanidade nem supunha a existência dos dinossauros, pois os fósseis encontrados eram atribuídos à espécies de animais fantásticos ou a seres humanos gigantes. Ao longo dos anos, através de pesquisa de diversos cientistas é que se concretizou a existência de espécies tão distintas das existentes. Essas criaturas foram denominadas de "dinossauro", que significa "lagarto terrível".

A extinção dos dinossauros aconteceu há 65 milhões de anos, junto à outras espécies animais, está rodeada por um grande mistério. Não se sabe exatamente o que provocou o seu desaparecimento. Com essa incógnita, foram surgindo ao longo dos anos diversas teorias que tentam explicar as causas da sua total extinção.

A prova da existência desses gigantes animais só pode ser dada através dos fósseis encontrados. Os fósseis são os restos das impressões de plantas e animais, preservados nas rochas. Desses restos, apenas as partes mais duras, como dentes e ossos sobrevivem ao longo dos milhões de anos que se passaram desde que eles habitaram a terra. Os fósseis levam milhões de anos para se formar e foram encontrados através de escavações.

Os esqueletos desses dinossauros não foram encontrados completos. Para tentar contar a trajetória desses animais pré-históricos, foi preciso desenterrar diversas camadas de terra. A pesquisa é o principal instrumento da construção desse imenso quebra-cabeça.

O Brasil é um dos lugares mais ricos do mundo em vestígios desses animais. O Vale dos Dinossauros, na Paraíba, é o local onde se pode encontrar o maior número de vestígios em todo o planeta. São 505 trilhas de 51 espécies de dinossauros que habitaram essa região há 120 milhões de anos.

Outras regiões do mundo são também famosas por ter sido o lar de animais pré-históricos. No Novo México, nos Estados Unidos, foi encontrado um fóssil de pele de dinossauro com 70 milhões de anos e, atualmente está em exibição no Museu de História Natural do Novo México. Na Espanha e na França, os habitantes pré-históricos da região deixaram em paredes de cavernas pinturas e desenhos que representam os animais que habitavam o local há 30 mil anos.

Curiosidade - Apesar de muitos acreditarem que os dinossauros só apresentavam tamanhos gigantescos, na realidade isso não é verdade, pois alguns deles eram tão pequenos como os cachorros domésticos atuais. Talvez possa ser uma das origens deles!!!

 

 

inicio l quem somos l cadastre-se l contato
Copyright© 2000 PetFriends. Todos direitos reservados. All rights reserved
1