Página Inicial

 

 
PET'S SHOP
FAÇA SUA LOJA
PET ID
ADOTE UM PET
ACHADOS  PERDIDOS
PET MATRIMONIAL
PET TRAVEL
EVENTOS
CLUBE PETFRIENDS
PET'S E FAMOSOS
EXÓTICOS CURIOSOS
CONTOS  HISTORIAS
OPINIÕES PET'S
CAMPEÕES 
TV PET FRIENDS
ENCONTROS
ASTROLOGIA
CONSULTA ON-LINE
MUNDO VETERINÁRIO
FÓRUM
ONDE ESTAMOS
CHAT VET
FAÇA SEU SITE
CÃES
GATOS
PEIXES
AVES
RÉPTEIS
OUTROS
POSTAIS ON-LINE
JOGOS
PET'S FAMOSOS
PARA COLORIR

Companheiro da Família

O Kuvasz é um cão pastor que foi usado durante anos como guarda de rebanhos e também enfrentava predadores. Sua principal vocação é a proteção que até hoje ainda é sua característica forte.
Os filhotes dessa raça são muito brincalhões e os adultos são animais calmos que dificilmente latem. São carinhosos e inteligentes, mas estão sempre alerta, podendo se movimentar com muita rapidez e agilidade.
O Kuvasz é uma raça muito dedicada à família e é indicado para as crianças pois tem uma grande paciência com os pequenos, apesar da personalidae forte. Os animais dessa raça estão sempre prontos para trabalhar. Se bem tratado e educado de forma correta, irá obedecer os seus donos e saberá os seus limites.
O macho tem cerca de 75cm. na altura e a fêmea mede entre 66 cm. e 70 cm., na altura. O peso máximo da raça é de 50 kg. (macho) e 42 kg. (fêmea).
A criação científica teve início no final do século XIX e, em 1939, o Kuvasz tornou-se modismo entre os criadores de raças húngaras. Entretanto, duramente a Segunda Guerra Mundial, os animais sofreram com a falta de comida, vitaminas e remédios e ao final da guerra, a raça estava quase extinta.

Origem e história

Alguns autores afirmam que a palavra KUVASZ é  de origem  suméria. As letras (KU) provém de uma  palavra utilizada para  denominar o cão - kudda -  que, por evolução, transformou-se em  kutta, termo  que ainda é empregado entre os povos que  utilizam  as línguas dravídicas.
Outros estudiosos do assunto dizem que a palavra  KUVASZ vem  da palavra turca KAVAS, que  significa  "custódia de segurança"  referindo-se à  sua fama de ser um cão altivo e audaz. Outro  significado deste nome, também dado pelos turcos  é  "Guarda  Seguro".
Entretanto não foi possível descobrir ao certo a  sua  origem, mas  de acordo com as características  encontradas, a Federação Cinológica Internacional  (FCI) afirma que essa é uma das raças mais antigas  entre os cães pastores, comparável às primitivas raças denominadas "faraônicas".




Copyright© 2002 PetFriends. Todos direitos reservados. All rights reserved
1